Os problemas na saúde pública em Barreirinhas têm sido cada dia mais frequentes, em especial na zona rural da cidade. Casos de falta de assistência médica e descaso só aumentam.
Um caso em especial foi denunciado à nossa redação. Moradores do povoado Mangas reclamam da falta de um posto de saúde na localidade, pois as consultas e atendimentos são feitas em uma casa improvisada, sem a mínima estrutura, sem paredes e com o teto de palha de buriti.
Imagens adquiridas com exclusividade por nossa reportagem, é possível ver as pessoas à espera de atendimento sentadas em bancos sem o mínimo conforto, mães de crianças pequenas tendo que esperar sua vez em pé, por horas.
Os médicos chegam a ficar em pé para fazer os atendimentos.
O povoado Mangas é um dos mais importantes do município, porem tem vivido essa problemática.
A constituição federal determina que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Segundo o Princípio da Dignidade Humana, todos os Trabalhadores tem direito a um Ambiente de Trabalho seguro e saudável, através da redução dos riscos por meio de Normas de Saúde, Higiene e Segurança, conforme prevê o art. 7º, inciso XXII, da Constituição Federal.
Segundo os moradores, os médicos vão até o povoado uma vez por mês e sempre enfrentam essa situação.
Cerca de 30 a 40 pessoas são atendidas na localidade e um posto de saúde no povoado seria de suma importância.
Entramos em contato com a Secretaria de Saúde do município que até o momento não se manifestou.
+ There are no comments
Add yours