Asteroide que ameaçava a Terra pode atingir a Lua, mostra novo cálculo

Estimated read time 2 min read

 

 

 

Um novo cálculo feito pela Nasa mostra que o asteroide 2024 YR4, que até pouco tempo ameaçava atingir a Terra, agora pode estar em rota de colisão com a Lua.

Dados do telescópio espacial James Webb mostram que a probabilidade de choque entre o asteroide e o satélite natural da Terra é de 3,8%. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (3/4) pela agência espacial dos Estados Unidos.

 

O asteroide 2024 YR4 foi identificado em dezembro de 2024. As primeiras conclusões sugeriam que a formação com aproximadamente 60 metros de diâmetro poderia atingir a Terra em 22 de dezembro de 2032.

Até meados de fevereiro, a Nasa estimava que o risco de colisão com o nosso planeta era de 3,1%. No entanto, novas observações de telescópios ao redor do mundo reduziram cada vez mais as chances de um impacto direto, até descartarem essa possibilidade.

Novos cálculos feitos pelo telescópio James Webb, no entanto, mostraram um risco crescente de colisão entre o asteroide e a Lua. A atual projeção é de 3,8%. “Ainda há 96,2% de probabilidades de que o asteroide não impacte a Lua”, informou a Nasa.

As novas informações obtidas pelo telescópio também mostram que o asteroide deve medir entre 53 e 67 metros, maior do que o mínimo necessário para a ativação de planos de defesa planetária, atualmente estabelecido em 50 metros.

 

 

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta