Assuntos importantes foram tratados na Câmara de Vereadores de Barreirinhas, nesta terça feira  (08)

Estimated read time 5 min read

A sessão da Câmara de Vereadores de Barreirinhas, nesta terça feira  (08) foi marcada por alguns requerimentos importantes. A presidente  da casa, Irlanda Batista como muito equilíbrio comandou a sessão.

Logo de início foi dada a palavra aos Vereadores, então o  vereador Fenando Leal usou apalavra e cobrou do prefeito do porque da falta de merendas escolares, disse ainda que chegou ao seu conhecimento que a Secretaria de Educação irá fazer junção de salas e dispensar professores.

A vereadora Cilene Melo pediu que seja colocado iluminação pública na Rua do Sol/Pequi ao povoado São Roque, pediu  a iluminação pública da rua da Cacimba passando pela rua da escola Socorro Gonçalves até a ponte de madeira no povoado Sobradinho.

A presidente da Câmara de Vereadores de Barreirinhas, Irlanda Batista, pediu através de um requerimento a reforma do posto de saúde do povoado Tapuio, a presidente levou em conta a importância do posto para o povoado e adjacências e no momento se encontra em uma situação caótica.

A parlamentar pediu que seja reformado e ampliado com substituição de aparelhos e novos espaços.

Através de indicação Irlanda pediu que o executivo possa articular com o Governo do Maranhão a instalação de um posto avançado do SAMU no município para atendimento na sede e povoados próximos.

Irlanda disse que muitas cidades que são menores que Barreirinhas, já tem este serviço e por isso a cidade que é a principal dos Lençóis Maranhenses tem que ter essa unidade.

“Fui até o povoado e vi de perto a situação do prédio do posto e resolvi fazer o requerimento para que aquela comunidade tenha um espaço com mais dignidade. Em relação a petição da instalação do SAMU, nosso município está entre uma das cidades mais importantes para o Maranhão e ainda não tem esse serviço, enquanto outras menores já possui, por isso indiquei ao executivo que articule com o Governo do Estado”. Disse Irlanda.

Teve ainda um oficio vindo do executivo, sobre as sansões das leis que pedia prioridade em vacinação de bancários e trabalhadores do setor, e profissionais da educação do setor privado e público e lei de uso e zoneamento do uso e ocupação do solo e sistema de obras em Barreirinhas.

Segundo expediente

Oleandro pediu um requerimento verbal que no povoado braço a iluminação pública foi feita apenas nas primeiras casas do povoado.

Mauriedson pediu iluminação publica no bairro Santarém e pediu que a fiscalização não seja tão intensas com os pequenos comerciantes e bares e similares, que seja fiscalizado os bancos. Disse ainda que fiscais da prefeitura querem tirar ambulantes debaixo de arvore na rotatória no centro da cidade ao lado do morro da ladeira.

O parlamentar ainda falou que primeiro tem que arrumar o problema da feirinha e disse que o desemprego está grande, sendo contra a atitude dos fiscais.

Fernando Leal cobrou a sansão do projeto de lei que farmácias funcionem 24 horas em sistema de rodizio.

Socorro Aguiar falou pediu um minuto de silêncio e falou sobre o comitê de contingência da covid, na qual faz parte,  o comitê tem como objetivo ajudar a gestão e no último sábado teve reunião para discursão de protocolos e publicação do decreto do último dia 06.

Socorro disse que o decreto não foi feito apenas para um segmento, apenas para conter o avanço do vírus e pediu para que todos respeitem os protocolos, enalteceu a indicação de colocação do posto da SAMU.

Vereador Ronald Augusto falou sobre as ações do executivo durante os seis meses e enalteceu a visita do prefeito ao novo local onde vai ser colocado o aterro sanitário.

Chamou atenção para os 40 anos do Parque dos Lençóis Maranhenses que não se tem muito a comemorar na questão dos moradores que vivem dentro do mesmo, pois muitos são maltratados e não usufruem de melhorias básicas, como energia elétrica.

Socorro Aguiar cobrou que os bancos resolvam a questão das filas.

Sandra Carneiro pediu cautela e que todos respeitem as medidas restritivas.

Irlanda Batista se emocionou ao falar de ex-companheira de trabalho no setor da saúde e que foi vitima de covid-19 e que o povo entenda as restrições.

Amarildo Alves falou que as barreiras sanitárias tem que ser mais eficaz e que o enfrentamento por parte da Secretaria de Saúde possa ser mais intensa. E falou das aglomerações em Barreirinhas e cobrou a distribuição de kits escolares.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta