O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), assegurou que deverá votar em Plenário nesta semana projeto de lei que torna mais rígida a legislação sobre institutos de pesquisas e pune essas empresas em caso de erros muito acima da margem de erro.
Há vários projetos em tramitação na Casa que devem ser apensados em só texto. O relator dessa proposta ainda não foi definido.
Lira afirmou que pretende pedir ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), celeridade para aprovar a proposta entre os senadores.
“Hoje a pesquisa perdeu credibilidade. Não podemos ter resultados tão díspares, com erros ou manipulações”, afirmou o presidente da Câmara.
O posicionamento dele ocorre depois de institutos de pesquisas errarem de forma grosseira, e em até 15 pontos, o resultado das urnas do primeiro turno da disputa presidencial entre Jair Bolsonaro e Lula.
Para aliados de Bolsonaro, houve manipulação nos resultados e influência indevida junto ao eleitorado.
CPI
Na Câmara Federal, os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carlos Jordy (PL-RJ) são autores de um requerimento com pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará institutos de pesquisas.
Os parlamentares já colheram 90 de um total de 171 assinaturas necessárias. Há também um pedido de criação de CPI, de mesmo teor, no Senado Federal.
Com informações da Câmara
+ There are no comments
Add yours