O deputado federal Rubens Pereira Júnior (PT-MA) voltou a chamar atenção nesta semana ao lançar campanha para conquistar votos no Prêmio Congresso em Foco, que reconhece os parlamentares com melhor desempenho no Congresso Nacional. A movimentação ocorre dias após o parlamentar votar a favor de medidas impopulares, como o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e a ampliação do número de deputados federais.
Na última quarta-feira (25), Rubens Jr esteve entre os 98 deputados que votaram pela manutenção do aumento das alíquotas do IOF, contrariando os 383 parlamentares que aprovaram a suspensão dos decretos do governo federal. A proposta, que já foi aprovada também no Senado, anula os efeitos dos decretos 12.466, 12.467 e 12.499 de 2025, todos editados pelo Palácio do Planalto.
Além disso, o petista maranhense também votou a favor do projeto que amplia de 513 para 531 o número de cadeiras na Câmara dos Deputados a partir da legislatura de 2027. A proposta foi criticada por aumentar o número de parlamentares mesmo diante da insatisfação popular com os atuais representantes. Embora o texto estabeleça travas para evitar aumento de gastos, a medida não foi bem recebida por parte da opinião pública.
Apesar dessas posições, Rubens Jr agora pede apoio da população para ser reconhecido como um dos melhores deputados do Maranhão na nova edição do Prêmio Congresso em Foco. Criado para premiar parlamentares que se destacam no exercício do mandato, o prêmio leva em conta critérios como atuação ética, defesa dos direitos humanos, boa governança e interesse público. A escolha dos homenageados passa por votação popular, júri especializado e critérios técnicos de elegibilidade.
A campanha do deputado vem sendo divulgada nas redes sociais, onde o parlamentar pede votos e compartilha peças publicitárias destacando sua atuação. O resultado final da premiação será conhecido nos próximos meses.
Via Imaranhense
+ There are no comments
Add yours