Depois de chamar atenção na primeira fase da Copa do Mundo de Clubes nos Estados Unidos, defendendo o Mamelodi Sundowns (África do Sul), o meia-atacante maranhense Lucas Ribeiro, 26 anos, começa a ter seu nome especulado tanto no futebol brasileiro como no exterior. Como o Imirante Esportes havia adiantado, a multa do camisa 10 na equipe sul-africana é cerca de 2,5 milhões de Euros, algo em torno de R$ 15 milhões. E, segundo o jornalista Venê Casagrande, o jogador chegou a ser oferecido para Fluminense e Cruzeiro, que chegaram a analisar a situação do jogador. O Botafogo também recebeu o contato, mas descartou logo de primeira. Uma equipe do Catar, segundo Casagrande, é a favorita para contratar Lucas, que disse que no momento “está muito feliz no Sundowns”.
Com um gol e um passe e boas jogadas de efeito, Lucas Ribeiro chamou atenção do mundo e passou a ter ser nome ventilado em algumas equipes depois da sua equipe ser eliminada na primeira fase da Copa de Clubes. No amelodi Sundowns ele já é uma realidade. Lucas foi campeão da temporada 2024/2025 da Premiership, liga principal da África do Sul, com 16 gols, sendo o artilheiro e ainda somou nove assistências. Pelo time da África do Sul, Lucas disputou 83 jogos, marcando 36 vezes e distribuindo 20 passes para gols.
De acordo com Venê Casagrande, o meia tem conversas avançadas com um clube do Catar e a negociação entre as partes deve ser intensificada com o fim da participação do Mamelodi no Mundial. A janela de transferências abrirá no dia 10 de julho.
Mais sobre a carreira de Lucas
Lucas Ribeiro Costa, que nasceu em Santa Helena (115 km de São Luís), não jogou como profissional no futebol maranhense. Ele teve passagens pelas categorias de base do Pinheiro e do Moto Club. Muito cedo, em 2018, ele foi para o Valenciennes, da Bélgica. Nesse equipe, ele atuou na disputa da segundo divisão belga. Ele teve ainda uma passagem pelo Charleroi e foi para o RWDM, da primeira divisão di futebol da Bélgica.
Na sequência, ele rodou por outras equipes até chegar o Mamelodi Sundowns, em 6 de julho de 2023. Em 12 de novembro de 2023, o jogador maranhense ganhou sua primeira taça com o Mamelodi Sundowns ao derrotar o Wydad Casablanca na 2ª partida da final da Liga Africana de Futebol em Pretória com um placar de 2 a 0 (3 a 2 no acumulado).
+ There are no comments
Add yours