
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (27/11), o recolhimento de diversos lotes de sabão líquido para roupas após a identificação de contaminação microbiológica por bactérias do gênero Pseudomonas. A medida também inclui a proibição de fabricação, distribuição, comercialização e propaganda dos produtos afetados.
A contaminação foi detectada em análises internas da Química Amparo Ltda., fabricante da marca Ypê, uma das líderes do setor no país. Os lotes comprometidos pertencem aos produtos:
-
Lava Roupas Líquido Ypê Express
-
Tixan Ypê
-
Ypê Power
Segundo a Anvisa, a venda permanecerá suspensa até que a empresa comprove que os novos lotes estão livres de contaminação.
Além disso, a agência determinou o recolhimento de todos os lotes do produto Smart Hair Micro-Smart GR, da Klug Indústria Química e de Cosméticos Ltda.. Embora registrado como cosmético, o item estava sendo comercializado de forma irregular.
“O produto possui características que induzem o usuário à aplicação de forma invasiva, ou seja, além da camada superficial da pele e dos cabelos. Portanto, não se enquadra como cosmético e está irregular”, informou a Anvisa.


+ There are no comments
Add yours