As informações são do jornalista investigativo e ex-governador, Anthony Garotinho, à Folha Democrata, na terça-feira (03).
Para constranger o STF e intimidar qualquer tentativa de desliquidar o Banco Master, André Esteves, dono do BTG, teria vazado informações que poderiam prejudicar a reputação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo as imagens de Dias Toffoli no Resort Tayayá, supostamente gravadas por seguranças do banqueiro. Assim como o vazamento do contrato do escritório da esposa de Alexandre de Moraes com o banco de Daniel Vorcaro. Segundo Garotinho, por ter tentado comprar o Master, André Esteves teria tido acesso à informação durante auditoria. O vazamento é investigado pela polícia federal.
Garotinho alega que Esteves pressionou Lula e o Banco Central a liquidar o Master, uma ação motivada pela ameaça de Gabriel Galípolo de intervir no banco. Essa intervenção poderia causar grandes prejuízos ao BTG, ao Nubank — Globo tem grande participação societária — e à XP, que eram significativos vendedores de títulos do Master. Para evitar isso, Esteves teria feito de tudo para desviar qualquer questionamento sobre a atuação do Banco Central.


+ There are no comments
Add yours