Alunos são transportados em Carroça em povoado de Paulino Neves

Estimated read time 3 min read

Paulino Neves é uma das cidades dos Lençóis Maranhenses que tem crescido e seu desenvolvimento tem chamado atenção do mundo, devido ao fator turístico. Um desses fatores, é o pequeno Lençóis, cercada por areia dourada e fofa, o vento faz com que dunas se formem e se desfaçam, dependendo da intensidade. Conta com mata nativa preservada em alguns pontos, além de águas cristalinas e calmas.

É ideal para o banho. É uma boa opção para um agradável dia de férias.

Outro ponto turístico na cidade é o Barreiro Azul, um verdadeiro paraíso azul. É assim que muitos definem a Lagoa, localizada no Povoado Tingidor. O paraíso de águas azuis vem sendo descoberto aos poucos.

Segundo moradores da região, a origem da lagoa se deu pela extração de areia, que, com a água da chuva, encheu e nunca secou. Já a coloração da água é consequência da grande quantidade de tabatinga, um tipo de argila.
Mesmo sendo água da chuva, a lagoa não contém nenhum reagente químico e é considerada própria para o banho.

Paulino Neves hoje com com uma população estimada em 16.166 habitantes de acordo com o censo do IBGE de 2020, e ocupa a 133ª posição no ranking de IDH do estado do Maranhão.

Contando com 0,561, no IDH municipal, 0,481, no IDH em renda, com uma etimativa de vida de 70 anos, e com a nota de 0,511 em eduçao, tendo assim uma classificação baixa.

O IDH de países que apresentam uma média acima de 0,8 é considerado alto, o IDH que está entre 0,5 e 0,79 é considerado médio e o IDH inferior a 0,5 é considerado baixo.

O município é sede das Usinas Eólicas Delta 35 e 6, que geram mais de 13% da energia do estado do Maranhão e da primeira eco rodovia estadual.

Hoje o município é administrado pelo prefeito Raimundo Lídio e tem como presidente da Câmara Municipal, o vereador Isaque Carvalho.

De acordo com o portal da transparência, somente em 2021, o município recebeu mais de 37 milhões de reais.

Porem cenas lamentáveis ainda são vistas no municípios, como essas que foram publicadaS sem redes sociais nas ultimas semanas. Nas imagens, é possível ver, cerca de 10 crianças que estudam em uma escola pública no povoado Taboa em uma carroça, sendo transportadas para casa, devido a falta de transporte escolar.

Ainda no vídeo, uma professora agradece ao carroceiro pela carona que o mesmo deu as crianças.

A Constituição Federal do Brasil diz que a educação é um direito de todas e todos, e que as crianças devem ingressar na escola aos 4 e permanecer nela até, no mínimo, os 17 anos de idade. Isso significa que o Estado deve, em primeiro lugar, criar condições para que as crianças e adolescentes acessem a escola.

o Art. 208VII, da CF/88, determinou ao Estado que a educação de crianças e adolescentes deverá ser efetivada mediante a garantia de programas públicos de transporte escolar. Nos termos da Constituição o transporte escolar prestado pelo Poder Público constitui-se em garantia de alunos carentes para acesso e permanência na escola.

Entramos em contato com a secretaria de Educação do Município, que não se manifestou sobre o caso.

 

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta