Allan Garcês está na lista de deputados que podem ser suspensos

Estimated read time 2 min read

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e a Mesa Diretora decidiram encaminhar à Corregedoria Parlamentar as representações disciplinares contra 14 deputados que participaram da obstrução física das atividades da Casa nos dias 5 e 6 de agosto de 2025. Entre os parlamentares está o maranhense Allan Garcês (PP-MA).

A Corregedoria terá 48 horas para analisar os casos e emitir um parecer à Mesa Diretora. Caso opte pelo afastamento, o processo seguirá para o Conselho de Ética, onde cada pedido será avaliado individualmente e terá um relator definido.

A decisão de Motta pode atrasar um eventual afastamento dos envolvidos. Se o parecer da Corregedoria for aceito pela Mesa, o Conselho de Ética passará a conduzir os processos separadamente.

Hugo Motta poderia ter enviado as representações diretamente ao Conselho de Ética — como fez em julho de 2025, no caso do deputado André Janones (Avante-MG). Naquela ocasião, a Mesa Diretora apresentou uma representação própria contra Janones por “condutas incompatíveis com o decoro parlamentar” e o parlamentar acabou suspenso por três meses, em 15 de julho.

Além de Allan Garcês, constam na lista Bia Kicis (PL-DF), Carlos Jordy (PL-RJ), Caroline de Toni (PL-SC), Domingos Sávio (PL-MG), Júlia Zanatta (PL-SC), Marcel van Hatten (Novo-RS), Marco Feliciano (PL-SP), Marcos Pollon (PL-MS), Nikolas Ferreira (PL-MG), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Zé Trovão (PL-SC) e Zucco (PL-RS).

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta