O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Secretaria Judiciária envie ao Ministério da Justiça e Segurança Pública toda a documentação necessária para formalizar o pedido de extradição do deputado federal Alexandre Ramagem, nos termos do Tratado de Extradição entre Brasil e Estados Unidos.
Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão por participação em trama golpista, com trânsito em julgado em 25 de novembro. Após a condenação, ele fugiu do país e, segundo investigações, está nos Estados Unidos desde setembro. A Polícia Federal suspeita que a saída do Brasil tenha ocorrido clandestinamente pela Guiana, com destino a Miami.
Segundo o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, a rota de fuga foi feita sem passar por pontos de fiscalização, saindo de Georgetown, capital da Guiana, até Miami. A Polícia Federal investiga como o parlamentar conseguiu deixar o Brasil e, no último sábado (13/12), cumpriu mandado de prisão em Manaus contra Celso Rodrigo de Mello, envolvido na investigação sobre a fuga de Ramagem.
O pedido de extradição exigirá documentação detalhada sobre o crime, incluindo local, data, natureza e circunstâncias do fato, identidade do extraditando, cópia dos textos legais e pena aplicada. Toda a documentação deverá ser apresentada em português e traduzida oficialmente para o inglês, acompanhada do formulário de extradição disponível no site do Ministério da Justiça.
A ação de Moraes marca o início do trâmite formal para tentar trazer Ramagem de volta ao Brasil para o cumprimento da pena.


+ There are no comments
Add yours