O presidente da Argentina, Alberto Fernández, visitou o Brasil nesta segunda-feira, 31, pela primeira vez como chefe de Estado. O líder argentino almoçou com o presidente eleito Lula (PT), depois da vitória do petista, no domingo 30.
“Os brasileiros se expressaram livre e democraticamente”, declarou Fernández, ao lado de Lula. “Eles elegeram como presidente o meu amigo Lula, um extraordinário líder latino-americano. Preservar a democracia é a primeira coisa que devemos fazer. Lula tem em mim um amigo incondicional.”
Depois do almoço, o líder argentino disse, em coletiva de imprensa, que ficou muito feliz em saber que a primeira viagem internacional de Lula vai ser à Argentina. A visita deve ocorrer antes da posse do petista, em 1° de janeiro de 2023. “Lula sabe que a Argentina é sua casa”, afirmou.
O resultado do pleito brasileiro foi celebrado pelo peronista, que tem afinidade política com o presidente eleito. Já com o presidente Jair Bolsonaro (PL), Alberto Fernández mantém uma relação tensa.
A vitória do petista pode representar uma retomada da relação bilateral com importante parceiro comercial, depois da posse de Lula. Quando o líder argentino ainda era candidato à Presidência, ele visitou o petista na prisão, em Curitiba.
“Durante todos esses anos, fiquei quieto em relação às provocações que recebi do governo do Brasil, porque sei que a relação entre a Argentina e o Brasil deve ser indestrutível, independente de quem governe”, explicou o presidente da Argentina. “O vínculo com o Brasil será muito mais profundo, realista e sincero, e isso não é pouca coisa.”
+ There are no comments
Add yours