Agentes comunitários de Saúde reclamam do não pagamento por insalubridade em Barreirinhas

Estimated read time 2 min read

Os Agentes Comunitários de Saúde reclamam da retirada do adicional por insalubridade por parte da prefeitura de Barreirinhas, que tem como gestor, Amílcar Rocha do PCdoB.

Segundo informações, devido um depósito errado nas contas dos ACs no mês de Agosto, que seria no mês atual e assim o ordenamento do prefeito foi que fosse restituído imediatamente, no mês decorrente e assim foi feito.

Mas o que causou surpresa por parte dos Agentes Comunitários de Saúde de Barreirinhas, foi o fato de que o prefeito além de pedir a restituição rapidamente, ainda retirou o adicional por insalubridade garantido por lei.

Outro fato que chama atenção é que segundo o Artigo 46 da Lei nº 8.112 de 11 de Dezembro de 1990, qualquer desconto, serão previamente comunicadas ao servidor ativo ou outros e com devidas justificativas, algo que não foi feito pela gestão.

Segundo informações adquiridas com exclusividades, a retirada do pagamento da insalubridade dos agentes, é  devido uma perícia feita por um perito contratado pela prefeitura que atestou que os agentes não fazem parte do grupo da linha de frente da pandemia e não houve fatores que caracteriza-os como atividade insalubre.

Os agentes já estão se organizando para começar uma greve. O chefe de Atenção dos Agentes Comunitários de Saúde, Breno Nunes, enviou um ofício pedindo explicações da prefeitura do porque no ato e deu 48 horas para resposta.

A prefeitura não se pronunciou.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta