Agências de checagem financiadas pela União Europeia, UOL, Folha e Revista Fórum têm sido alvo de críticas após questionarem a alegação de mortes de bebês degolados pelo Hamas.
A agência de checagem Lupa, o UOL, o Estado de Minas e a Revista Fórum foram acusados de minimizar a alegação de que o Hamas teria degolado cerca de 40 bebês em Israel, classificando-a como inconsistente, suposta, falsa ou não confirmada.
A agência Lupa, financiada pela União Europeia e, segundo algumas fontes, pelo governo federal devido ao seu histórico de defesa do ex-presidente Lula e de sua equipe de governo, alega que nenhuma fonte oficial do governo, órgãos ou porta-vozes confirmaram a informação trazida pela repórter Nicole do i24News.
Em suas publicações, a agência Lupa destaca:
De onde surgiu a alegação?
O que outros veículos de mídia disseram?
O crime foi confirmado por Israel?
Portais de noticias que minimizam o caso
O UOL, por meio de uma matéria, afirmou que Israel não confirmou os assassinatos de 40 bebês pelo Hamas em um kibutz (veja).
O portal Estado de Minas também noticiou que Israel não confirmou as mortes de bebês pelo Hamas em um kibutz (veja).
A Revista Fórum, em sua matéria, destaca as mortes como supostas. Entenda a história confusa sobre supostos “bebês decapitados” pelo Hamas em Israel (veja aqui).
Portais de notícias que confirmam os casos.
Por outro lado, O Globo atribui a responsabilidade da informação à jornalista. Veja o título da matéria: “Corpos de 40 bebês e crianças foram encontrados em uma comunidade atacada pelo Hamas, diz TV.”
A CNN Brasil relata: “Crianças foram mortas em um kibutz de Israel, dizem Forças de Defesa do país.”
O Estadão informa que “Soldados israelenses denunciam decapitação de bebês e falam em 40 mortes.”
O jornal Gazeta do Povo também noticia que “Mais de 40 corpos de bebês assassinados foram encontrados em um assentamento israelense.” A informação foi divulgada primeiramente pelo canal de tv i24News, com sede em Israel, que confirmou a morte das crianças com soldados das Forças Armadas israelenses.
“Nunca pensei que veria imagens e confirmaria que terroristas decapitaram crianças”, declarou o presidente dos EUA
i24NEWS é um canal de televisão internacional de notícias e atualidades 24 horas com sede em Israel, localizado no Porto de Jaffa, Tel Aviv, Israel. Transmite em hebraico, francês, inglês e árabe. O canal inglês oferece uma revista semanal em espanhol.
Em fevereiro de 2017, a i24NEWS expandiu-se para o mercado norte-americano e abriu escritórios nos Estados Unidos. O canal possui estúdios em Tel Aviv-Jaffa, Paris, Nova Iorque, Washington e Los Angeles, e implanta correspondentes em outras localidades do mundo.
“Estaria a agência ligada a Lula e à esquerda no Brasil, juntamente com a União Europeia, tentando minimizar as alegações em relação às ações do Hamas e sugerir que Israel seja culpado de espalhar informações falsas? É importante notar que, nos posts da agência Lupa, em nenhum momento eles mencionam as mortes de bebês, que, vale destacar, representam uma brutalidade sem precedentes. Em vez disso, a agência parece enfatizar a importância de verificar o número total de mortes.”
+ There are no comments
Add yours