A campanha Outubro Rosa, que teve início nos Estados Unidos na década de 1990, chegou ao povoado Santa Perciliana (Centro dos Caldas), no município de Paulino Neves, Maranhão, através de uma ação comunitária liderada por acadêmicos sob orientação do professor Israel Sodré. A iniciativa teve o objetivo de conscientizar a população local sobre o câncer de mama, que continua a ser uma preocupação global: segundo a Organização Mundial da Saúde, em 2020, mais de 2,3 milhões de casos foram diagnosticados ao redor do mundo.
As atividades incluíram uma palestra informativa sobre o câncer de mama, onde os participantes receberam orientações sobre prevenção e sinais de alerta. Além disso, foram oferecidos serviços de aferição de pressão e glicemia, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, além de panfletagem, exposição de banners educativos e distribuição de um lanche saudável. A iniciativa reforçou que, com a informação e prevenção, o câncer pode ser diagnosticado precocemente e tratado, aumentando as chances de cura.
Com a mobilização, os acadêmicos buscaram não apenas informar, mas também incentivar o cuidado com a saúde de maneira acessível, aproximando a comunidade dos recursos de prevenção.
+ There are no comments
Add yours