Abandonada no passado, CPTM até Parelheiros vira promessa de Tarcísio

Estimated read time 3 min read
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse, nesta segunda-feira (27/1), que estuda a expansão da Linha 9-esmeralda dos trens metropolitanos, a CPTM, até Parelheiros, no extremo sul da cidade de São Paulo.
Assim como Tarcísio, a gestão Alckmin prometeu realizar um estudo para analisar a viabilidade da extensão, mas abandonou o projeto devido à complexidade envolvendo às áreas de proteção ambiental.

Agora, o atual governador diz que o estudo deverá sair do papel em 2026. “A gente vai iniciar o estudo agora. Aproveitamos que chegamos até Varginha, vamos estender. Em 12 meses vamos viabilizar a extensão na zona sul, e a gente vai pavimentando o caminho para chegar até o litoral. Até o ano que vem a gente deixa o estudo pronto.”

  • Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse, nesta segunda-feira (27/1), que estuda a expansão da  Linha 9-Esmeralda até o Terminal Parelheiros, no extremo sul da cidade de São Paulo
  • O terminal é uma demanda antiga dos moradores da região e já foi prometido na gestão de Geraldo Alckmin, mas abandonado antes da sua execução;
  • Tarcísio disse que o estudo para a construção do terminal deverá ficar pronto até 2026;
  • O terminal em Parelheiros foi prometido como um caminho para que a rede ferroviária voltasse a ligar a capital ao litoral santista.
A promessa de retomada das obras na estação Parelheiros foi feita durante um evento de inauguração na estação da Varginha, também da Linha 9-Esmeralda.

Há 10 anos, os moradores da região aguardavam a conclusão das obras que foram iniciadas ainda em 2013 e tinham previsão para serem inauguradas em 2015.

Nesta segunda-feira (27/1), a estação Varginha foi entregue com o funcionamento parcial dos trans e com parte de sua estrutura ainda em obras. A operação deverá funcionar por 4,5 quilômetros, ligando o Grajaú até Varginha.

Já o terminal de ônibus, que fará a interligação da CPTM, tem previsão para ficar pronto somente em 2026.

Entre os moradores que aguardavam, estava José Carlos, de 69 anos, que lembra que a chegada da CPTM na região não é uma novidade, mas a retomada de um projeto ferroviário que foi abandonado nos anos 1970. “Antigamente o trem ia até Santos, levava passageiros. Lá em Marsilac ainda tem trilho”.

Nessa época, Parelheiros tinha uma estação de trem que ficou inoperada com o novo sistema de transporte ferroviário. O morador, que acompanhou inúmeras promessas de retomadas do local, vê com pessimismo a promessa de Tarcísio de Freitas. “Se essa passarela aí ficar pronta até o ano que vem, já é muito”.

 

 

 

 

 

 

 

Via: Metrópoles

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta