A briga pelo título da Premier League ainda não acabou! Pelo menos, é isso que o Arsenal está pensando depois que o Everton conseguiu um dramático empate por 2 a 2 com o Liverpool, no último derby de Merseyside disputado no Goodison Park, aliado à vitória dos Gunners por 2 a 0 sobre o Leicester.
Em vez de abrir uma vantagem de nove pontos na liderança, o time de Arne Slot poderá ter sete pontos à frente do Arsenal com 14 jogos ainda a serem disputados, incluindo um grande confronto entre as duas equipes em Anfield. Com um jogo a mais, os londrinos estão a quatro pontos da liderança. O objetivo de Mikel Arteta será garantir que os Gunners tenham seu destino em suas próprias mãos quando esse jogo começar em 10 de maio.
O problema é que o Arsenal está entrando na fase decisiva da temporada com um ataque desfalcado. Em uma cruel reviravolta do destino, Kai Havertz juntou-se a Bukayo Saka, Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus no departamento médico, deixando Arteta com um grande dilema.
O técnico do Arsenal não tem mais um atacante de ofício para este restante de temporada, enquanto Slot pode contar com o melhor ataque da Europa, liderado por Mohamed Salah e Cody Gakpo. O Liverpool, portanto, tem uma enorme vantagem, mas nem tudo está perdido ainda. Arteta ainda tem uma opção surpresa na forma de Ethan Nwaneri: o talento de 17 anos que agora deve ter a chance de fazer história.
Depositar sua confiança em um jovem com apenas 16 partidas na Premier League pode parecer um grande risco, mas Arteta não tem escolha a não ser tentar algo novo. Havertz vai perder o restante da temporada após romper o tendão da coxa durante um treino na intertemporada feita pelo Arsenal em Dubai, e precisará passar por cirurgia.
O alemão é o artilheiro do Arsenal na temporada 2024/25 até agora, com 15 gols em todas as competições, seis a mais que qualquer outro jogador da equipe. Saka está em segundo com nove, mas está fora por um rompimento no tendão da coxa desde 21 de dezembro, e não deve voltar até pelo menos o início de março.
Informações indicam que Martinelli também ficará fora o resto do mês após sofrer uma distensão no tendão da coxa na derrota do Arsenal no jogo de volta das semifinais da Copa da Liga Inglesa contra o Newcastle, enquanto Gabriel Jesus está se recuperando de uma operação no joelho após sofrer uma lesão no ligamento cruzado anterior durante a derrota do clube na terceira fase da Copa da Inglaterra contra o Manchester United, e foi dito que ele enfrenta uma batalha difícil para voltar à ação antes do final de 2025.
A situação dificilmente poderia ser mais sombria para Arteta, que está pagando o preço por se recusar a contratar um novo atacante no último verão europeu. No entanto, de acordo com Fabrizio Romano, o espanhol também descartou a possibilidade de recorrer a jogadores livres no mercado para preencher uma das lacunas no ataque, acreditando que o Arsenal será capaz de lidar com a situação até que Saka e Martinelli voltem a estar em plena forma.
Arteta provavelmente tomou essa decisão porque ainda tem dois jogadores disponíveis que são capazes de atuar como um ‘falso 9’. Leandro Trossard já foi escalado para jogar no centro do ataque do Arsenal anteriormente, embora normalmente apoiando Havertz, e é a escolha óbvia para se mover para o centro a partir de sua posição usual na ponta esquerda.
Trossard não é a solução ideal, no entanto. O ex-jogador do Brighton mostrou alguns sinais de declínio nesta temporada e tem apenas cinco gols em 36 jogos em todas as competições.
Raheem Sterling também tem muita experiência no centro do ataque desde seus tempos de Manchester City, mas ele é ainda mais um enigma. Arteta confiou em Sterling para iniciar apenas três jogos da Premier League desde sua chegada por empréstimo do Chelsea, com o jogador de 30 anos parecendo uma sombra de alguém que já foi sob o comando de Pep Guardiola.
A dura verdade é que Trossard e Sterling não põem medo nas defesas adversárias. Nwaneri sim, e Arteta já sugeriu que o garoto tem o potencial de causar um impacto devastador como centroavante.
“Ethan pode jogar como meio-campista ofensivo direito, meio-campista ofensivo esquerdo e como ponta direita, e há outra posição na qual ele pode se desenvolver em alguns anos: nove,” disse Arteta em dezembro. “(Quando) ele tem o gol à sua frente, ele simplesmente olha para o gol. Ele tem uma tremenda habilidade de colocar a bola no fundo da rede.”
Arteta gerenciou cuidadosamente as expectativas em torno de Nwaneri desde sua introdução recorde ao público da Premier League com apenas 15 anos, mas está se tornando cada vez mais difícil mantê-lo fora dos holofotes. Nwaneri está atualmente desfrutando de uma temporada de destaque no Arsenal, com sete gols apesar das poucas atuações como titular.
O prata da casa tem se destacado ao substituir Saka na ponta direita, exibindo seu poder explosivo ao entrar no terço final e entregando o tipo de coisa que é extremamente raro ver em um jogador da sua idade. E como Arteta observou, ele tem um instinto natural para gols.
Acelerar o desenvolvimento de Nwaneri para se tornar um camisa 9 faz muito sentido. Também não seria uma posição estranha para ele, pois já foi escalado assim por treinadores no sub-14 e sub-15, e recebeu ótimas críticas por sua compostura e técnica de finalização.
Via: GOAL
+ There are no comments
Add yours