
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (26/11) que a África do Sul não será convidada para a 21ª cúpula do G20, marcada para ocorrer em Miami, em 2026. Segundo o comunicado divulgado pelo republicano na rede social Truth, Washington também suspenderá o envio de ajuda financeira a Pretória.
Trump justificou a decisão mencionando supostos casos de assassinatos e perseguição a agricultores brancos na África do Sul — alegações que já foram amplamente desmentidas por organismos internacionais e não têm comprovação. Ele também acusou o governo do presidente Cyril Ramaphosa de ter se recusado a transferir a presidência rotativa do G20 a um representante diplomático norte-americano durante o encerramento da cúpula realizada no país entre 22 e 24 de novembro.
O governo sul-africano rebateu a versão, afirmando que a transmissão deveria ocorrer em nível de chefe de Estado ou por um secretário nomeado diretamente pelo presidente dos Estados Unidos, e não por um funcionário de embaixada.
“Por minha determinação, a África do Sul NÃO receberá um convite para a cúpula do G20 de 2026”, escreveu Trump. “Vamos suspender todos os pagamentos e subsídios ao país, com efeito imediato.”
A reunião do G20 realizada em novembro ocorreu sem a participação dos EUA, que decidiram não enviar delegação ao encontro.
Apesar das reiteradas alegações de Trump sobre genocídio e políticas discriminatórias contra a minoria branca da África do Sul, nenhuma organização internacional de direitos humanos confirma a existência de tais práticas no país.


+ There are no comments
Add yours