
A Organização das Nações Unidas (ONU) criticou o governo brasileiro mediante carta enviada ao país, apontando falhas na segurança e infraestrutura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA). A correspondência foi obtida pela Bloomberg Línea nesta quinta-feira (13/11).
Assinada por Simon Stiell, secretário-executivo da Convenção‑Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a carta foi enviada na quarta-feira (12/11) ao Ministério da Casa Civil, ao governo do Pará e ao presidente da COP30, André Corrêa do Lago.
A ONU manifestou preocupação logo após um protesto de ativistas — incluindo indígenas — que na noite de terça-feira (11/11) tentou invadir a “Blue Zone”, área das negociações principais da conferência. Na carta, Stiell afirma que “as forças de segurança e a estrutura de comando necessárias para executar o plano de segurança estavam todas presentes no local… mas falharam em agir”, acusando ainda o governo de Luiz Inácio Lula da Silva de instruir agentes da Polícia Federal a não reprimir os manifestantes.
Além da questão da segurança, a ONU também exigiu um plano de contingência para lidar com a infraestrutura inadequada, citando especificamente as altas temperaturas em Belém e as chuvas que atingiram a cidade durante a conferência.


+ There are no comments
Add yours